Sobre a Naviraí

Sobre

Cláudio Sabino Carvalho, desde criança, foi um apaixonado pelas raças indianas, convivendo com o mundo da pecuária seletiva de Zebu nos plantéis de seu pai e de seus tios Rubico e João Humberto, onde recebeu as primeiras orientações das raças indianas em Uberaba. Conheça em detalhes a história da Naviraí:

- Em 1962, o seu tio João Humberto doa a Cláudio 8 jumentas e um reprodutor da raça pega, dando início a seleção de jumentos pega Naviraí.

- Em 1965, Cláudio, ainda solteiro, inicia a sua criação de nelore PO, adquirindo 120 matrizes de seu pai, Gastão Andrade Carvalho. Em 1968, Cláudio S. Carvalho se casa com Lilia Maria Cunha Carvalho e o casal Cláudio e Lilia recebe 120 fêmeas VR e PO, filhas da primeira geração dos touros nelore importados Golias, Rastan, Bima e Brahmine com matrizes nelore PO da Fazenda Santa Cecília.

- Em 1970, o sogro de Cláudio, Torres Homem Rodrigues da Cunha, presenteia o casal com alguns lotes de fêmeas POI. Esta união abre novas oportunidades para o seu plantel das raças indianas e também de eqüinos e muares. No mesmo ano, recebe mais uma doação de dez éguas manga-larga de boa qualidade de origem da Marca 53 e sua primeira iniciativa é adquirir o garanhão Garrido de Ibirá filho de Urucum JO em Tocaia AJ,  do amigo Abel Pinho Maia. Cláudio então soma em parceria o seu plantel manga-larga com o de seu tio João Humberto, num total de 40 éguas, reforçando muito a qualidade e a funcionalidade desta tropa. No mesmo ano, são realizadas as primeiras inseminações artificiais na seleção Naviraí.

- Em 1972, adquiri a Chácara Naviraí, com 50 hectares, no município de Uberaba.

- Em 1974, a seleção Naviraí recebe em doação de Torres 11 fêmeas nelores POI, e no ano seguinte adquire mais 11 fêmeas nelores POI do concunhado de Cláudio Piragybe Lopes Cançado e mais 7 fêmeas POI da Seleção Brumado de propriedade do Sr. Rubico Carvalho, tio de Cláudio.

- Em 1976, inicia-se a participação em exposições. De início foram 11 exposições, onde em 7 delas a Seleção Naviraí ganha o prêmio de melhor expositor. Nesta época o prêmio mais almejado era o de Progênie de pai, e a seleção Naviraí se tornou campeã nas 11 exposições citadas acima. Ao longo da década dos ano 70 a seleção Naviraí figurou entre os cinco melhores criadores e expositores da raça Nelore.

- Em 1977, são adquiridas de Joaquim Vicente, cunhado de Cláudio, 11 novilhas de 2 anos e mais de 500 vacas nelore padrão de seu tio João Humberto. Essas duas compras vêm para mudar o conceito de Cláudio sobre a maneira de selecionar, aprendendo a partir de então o valor da seleção massal e da variabilidade genética. Em cinco anos, a genética Naviraí sofre uma transformação extraordinária. O sucesso nas exposições se torna uma constante, mas com estas aquisições a maior paixão de Cláudio se concretiza: a de selecionar a pasto, tendo alta produtividade na cria, na desmama, fazendo um gado com menor intervalo de gerações, ou como sempre dizia Cláudio, “Acredito e tenho convicção que o meu sustento na seleção é a geração mais nova superar com folga a mais velha”.

- Em 1983, com mais experiência e conhecimento e com uma pressão de seleção muito rigorosa, Cláudio compra a cabeceira do gado guzerá e 2 gerações de fêmeas nelore mocha sem reserva do seu tio João Humberto.

- Em 1984, Cláudio segue sua intuição e contrariando todos os selecionadores da época, já com um rebanho de cerca de 100 fêmeas POI, acasala estas com o Touro PO Gim de Garça, e a partir deste acasalamento dá origem à primeira bateria de Touros Naviraí. Neste mesmo ano Cláudio integra a Diretoria da ABCZ.

- Em 1985, Cláudio recebe o diploma de Honra ao Mérito da ABCZ, pela organização em fornecimento de dados e relatórios.

- Em 1988, Cláudio junta-se ao atual presidente da ABCZ Newton Camargo Araújo, o Dr. Raysildo B. Lobo e o Sr. Arnaldo Zancaner e fundam o PMGRN – Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, contribuindo para a seleção da raça.

- Em 1989, o Jornal Estado de Minas, sucursal do Triângulo Mineiro, concede-lhe a honraria de Personalidade do Ano. Neste mesmo ano encerrasse a participação em exposições da raça nelore, terminando em terceiro lugar como expositor com apenas 6 animais nas categorias de 8 a 12 meses de idade, onde o campeão bezerro foi Gangster da Santa Marta e o reservado foi Grifo da Santa Marta ambos filhos do Touro Ludy de Garça e juntamente com a reservada campeã bezerra a Naviraí faz o melhor conjunto progênie de Pai.

- Em 1990, é realizado o 1ºLleilão Naviraí, onde são ofertadas todas as raças selecionadas pela marca Naviraí (Jumentos Pega, Cavalos Manga-Larga, Muares, Gado Nelore e Guzerá). Ainda em 1990 é formada uma parceria com a Pecplan para a produção de TE para a venda de prenhezes oriunda destas transferências.

 - Em 1991, Cláudio recebe o prêmio Estribo de Ouro de Mérito Pecuário da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão e também recebe o Mérito Pecuário da Prefeitura Municipal de Uberaba.

-Em 1992, sai a primeira avaliação genética da raça Nelore, onde dos cinco melhores reprodutores 3 eram da Marca CC – Gangster da Santa Marta, Herói de Naviraí e Horário de Naviraí. Neste mesmo ano Cláudio teve a oportunidade de conhecer os principais criadores de Brahman do Texas, J. Hudgens e V8 Ranch, e ainda no Texas teve a feliz ideia de fazer o seu gado Brahman de absorção, Cruzando o Touro Herói de Naviraí com a Vacada Guzerá. Neste mesmo ano se dá inicio a grande trajetória na comercialização de sêmen, com os 3 melhores touros da avaliação genética, Gangster da Santa Marta, Herói de Naviraí e Horário de Naviraí.

- Em 1994, ocorre o 5º Leilão Naviraí, fazendo a melhor média de vendas da Expozebu. No mesmo ano, Cláudio recebe a Comenda "Antônio Secundino de São José" que homenageia 11 personalidades que se destacaram no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente do cenário mineiro.

- Em 1995, Cláudio adquiriu 200 fêmeas nelore do criatório de Pedro Otoni, Fazenda Furna, aumentando assim mais uma vez a variabilidade genética do rebanho Naviraí. Entre estas matrizes destacamos a Romália da Furna, mãe do Touro Tecelão de Naviraí e avó de Donato de Naviraí, ambos importantes Touros melhoradores da raça Nelore.

- Em 1996, tem início a estação de monta de 90 dias, sendo considerada por Cláudio uma das melhores ferramentas de melhoramento genético, pois possibilita a formação de grupos contemporâneos consistentes dando base para a comparação entre indivíduos da mesma safra. Neste mesmo ano é iniciada a Gestão de custos com o Consultor Luís Gonzaga de Oliveira que auxiliou na parceria Naviraí & Mamoneira.

- Em 1997, o 8º Leilão Naviraí faz pela segunda vez a melhor média de venda da Expozebu. Ainda neste ano se firma a Parceria Naviraí & Mamoneira e é iniciado o projeto de produção de duas mil TE, juntamente com a formação da equipe de trabalho com Cláudio S. Carvalho Filho (Zootecnista), Marcelo Cavalcante Bazan (Zootecnista), Jacques Elias Pena (Veterinário), Luiz Carlos Vitorino Filho (Gestor em custos e planejamentos).

- Em 1998, é realizado o 1º desafio de precoces nelore, nelore mocho em estação de 90 dias. Neste mesmo ano o 9º Leilão Naviraí repete a melhor média de vendas durante a Expozebu. Ainda em 98, a Naviraí é melhor criador e expositor da raça Guzerá, reconhecimento que se repete em 1999 e 2000.

- Em 1999, pela quarta vez e terceira consecutiva, o Leilão Naviraí faz a melhor média de vendas na Expozebu. Tem início o acompanhamento do Professor José Aurélio Garcia Bergman no rebanho Naviraí quanto à quantificação temporal do status genético, definições de objetivos e critérios de seleção, usando as avaliações genéticas do PMGRN, avaliações fenotípicas individuais por safra, orientação dos pré-acasalamentos dirigidos e participação em treinamentos e na orientação pessoal.

- Em 2000, pela quarta vez consecutiva e quinta durante sua existência, o Leilão Naviraí faz a melhor média da Expozebu. Neste ano nasceu a Parceria Naviraí & Semex, alavancando a comercialização de sêmen de genética Naviraí e contribuindo com a propagação da marca.

- Em 2003, é findada a parceria Naviraí & Mamoneira, concretizada com muito sucesso por ambas as partes e se tornando um marco para a marca Naviraí com o Leilão Liquidação Mamoneira, atingindo preços recordes. Neste mesmo ano ocorre a 1ª edição do Leilão de Touros Naviraí Camparino, que se tornou um dos maiores e melhores leilões de Touros Melhoradores do Brasil.

- Em 2005, ocorre a venda de 50% do até então bezerro Basco de Naviraí para o Sr. Antônio Gomes Lemos, animal que veio a se tornar em 2014 o líder do ranking nelore na ACNB. Ainda neste ano a marca Naviraí rompe a barreira das 100.000 doses de sêmen comercializadas.

- Em 2006, três importantes fatos ocorreram na seleção: a chegada de 70 matrizes da marca VR (Herança de Lilia), depois a parceria Brahman DUET entre Naviraí e Dalton Pastore e por ultimo, mas igualmente importante, o início da parceria com o Nelore Lemgruber, recebendo 26 primíparas todas paridas, fatos que formaram um tripé de três importantes selecionadores da raça. Neste ano também se iniciou a parceria com a Alta Genetics e foram comercializadas mais de 105 mil doses.

- Em 2007, ocorre a venda recorde de 40% do touro Basco de Naviraí para a Nelore Grendene, tornando-o o animal mais valorizado da raça até então: 5milhões de reais. Registra-se um crescimento de 17% nas vendas de sêmen e a Naviraí atinge a marca de 127 mil doses vendidas.

- Em 2008, com crescimento de 34% na venda de sêmen sobre o ano anterior, mais de 170 mil doses são vendidas. Ocorre a primeira edição da ExpoGenética e no discurso de abertura do então Presidente da ABCZ José Olavo Borges Mendes, este faz uma menção especial ao criador Cláudio Carvalho e o considera como aquele que primeiro visualizou a ExpoGenética. O touro nelore mocho Oficial de Naviraí ganha a medalha de ouro de melhor reprodutor da raça no ranking 2007/2008 da ACNB. O touro nelore mocho Napoleão de Naviraí ganha a medalha de ouro de melhor reprodutor da raça no ranking 2007/2008 da ASOCEBU – ASOCIACIÓN BOLIVIANA DE CRIADORES DE CEBU.

- Em 2009, quase 190 mil doses de sêmen são comercializadas, um crescimento de 9 % em relação ao ano anterior. No total, a Naviraí ultrapassa a barreira de 1 milhão de doses de genética Naviraí vendidas. É firmada parceria com a Fazenda Maripá.

- Em 2010, é finalizada a parceria Naviraí & Maripá, ocorrendo a divisão dos Touros de centrais e do gado da chácara Naviraí. Neste ano a seleção Naviraí rompe a barreira das 200 mil doses comercializadas vendendo exatas 210.026 doses, crescimento de mais de 10%. O touro Basco de Naviraí ganha a medalha de prata no Ranking ACNB 2009/2010. A Naviraí adquiri a parte do Nelore Lemgruber na parceria firmada no ano de 2006.

- Em 2011, mais de 215 mil doses são comercializadas. Aquisição de 100% dos animais Brahman da parceria DUET. Leilão de Touros Naviraí Camparino faz a maior média entre os leiloes de Touros Nelore.

- Em 2012, a Seleção Naviraí e o Brasil perdem um dos mais importantes selecionadores e geneticistas das raças Zebuínas, Cláudio Carvalho. A equipe Naviraí liderada pelo filho Cláudio Sabino Carvalho Filho e genro e Alan Ventura Pfeffer dão continuidade ao trabalho de seleção obedecendo aos mesmos critérios e exigências adotadas ao longo destes 47 anos. O Leilão Naviraí Camparino se consagra a cada ano, com crescimento em qualidade e valorização.

- Em 2013, o Leilão de Touros Naviraí Camparino faz pela sexta vez a melhor média de comercialização de machos da ExpoGenética. Com crescimento em lotes de 60% e de média de 33% sobre o ano anterior, é o mercado avalizando a continuidade do legado deixado por Cláudio Carvalho e seguido pela equipe encabeçada por Cláudio Filho e Alan Pfeffer.

- Em 2014, é vendido 50% do touro Funcionário de Naviraí avaliado em mais de R$ 1,6 milhão. O Touro Basco de Naviraí recebe a medalha de ouro de melhor reprodutor da raça Nelore do ranking 2013/2014 da ACNB. O Touro Guincho TE de Naviraí se torna medalha de ouro e melhor reprodutor nova geração do ranking 2013/2014 da ACNB e o Touro Heroico de Naviraí fica com a medalha de bronze. O Touro Nelore Mocho Napoleão de Naviraí recebe a medalha de prata de melhor reprodutor do ranking ACNB 2013/2014. Ocorre a liquidação do Rebanho de gado Guzerá. Novo crescimento para o leilão de Touros Naviraí Camparino, crescimento de 12% em lotes e 15% em valorização sobre o ano anterior e pela sétima vez consecutiva a melhor média da expo genética.

E essa história continua.
 

Futura P
Companhia da Mídia